Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias CRA-PR / Carrosel (destaque) / XV Fórum Internacional de Administração

XV Fórum Internacional de Administração

Gramado/RS dias 25 a 28/10/2017
Evento acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, em Gramado-RS, e traz palestrantes mundialmente renomados
xvfia1.jpg

Muito se fala sobre a retomada do crescimento e do desenvolvimento, mas por onde passa esse crescimento? Quais os obstáculos e os desafios que teremos pela frente no Brasil e no mundo? Como a ciência da Administração pode contribuir para o progresso? Como as novas tecnologias, a política e a ética podem influenciar neste cenário? O XV Fórum Internacional de Administração (FIA) buscará respostas sobre o tema “A Retomada do Desenvolvimento e Os Novos Desafios da Administração”.

O evento, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) juntamente com o Conselho Federal de Administração (CFA) e que tem como co-promotor o CRA-RJ, acontece entre os dias 25 e 28 de outubro em Gramado-RS, cidade que tem a globalização em sua origem, com sua colonização por imigrantes lusos, alemães e italianos, cuja herança pode ser apreciada em sua arquitetura e gastronomia. O Comitê Gestor elencou quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública. Eles serão desmembrados em subtemas e discutidos em conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos durante os quatro dias de evento.

De acordo com a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, a retomada do crescimento e do desenvolvimento é muito falada, mas é preciso saber como chegar a isso de fato e como a Administração pode contribuir. “Debater os obstáculos e adversidades mundiais é de extrema importância para traçar um caminho de recuperação econômica. Há uma crise e poucas respostas imediatas de retomada do crescimento, mas, por este motivo, precisamos discutir e encontrar em cenários adversos oportunidades para oxigenar nossa área e continuar crescendo”, exaltou, acrescentando que a responsabilidade do Administrador é manter a sustentabilidade de uma organização, seja ela pública ou privada.

Com o intuito do compartilhamento de conhecimento e experiências, o Fórum também realiza a troca entre estudantes da área com a apresentação de artigos científicos. A coordenadora do Comitê Científico do FIA, Adm. Izabel Cristine Lopes, diz que a escolha do tema se deu em virtude de todos os desafios que o Brasil e o mundo passam. “Vamos fazer uma retrospectiva e ampliar a visão do que se pode fazer, do que a Academia está pesquisando, o que as empresas estão precisando, as dificuldades que elas enfrentam. É um momento de aproximar. Muitas pesquisas estão acontecendo e nem sempre chegam às organizações”, comenta. Ela destaca que o programa contempla as três esferas: público, privado e terceiro setor, que engloba inovação e sustentabilidade e gestão de pessoas.

A escolha dos palestrantes vem se dando em função de pessoas que são referência em cada um dos eixos. “Em relação à União Europeia e Brasil, vamos ver a realidade lá e cá.  Na Europa, se observarmos, o problema é mais grave, pois aqui é falta de gestão, controle. A UE
tem tudo mais estruturado, mas tem terrorismo, desastres naturais, etc.”, destacou a Adm. Izabel.

A submissão dos trabalhos vai até 1º de julho e, assim como as inscrições para participação no evento, podem ser feitas pelo site www.fia2017.com.br, onde estão disponíveis todas as informações sobre os critérios e a programação detalhada dos painéis.

Sobre o FIA: O Fórum Internacional de Administração foi idealizado no ano de 1992, tendo sua primeira edição realizada na cidade de Porto Alegre e, posteriormente, em diversas capitais dos estados brasileiros. O evento teve passagem, ainda, pelos Estados Unidos da América (Miami), Espanha (Madri), Canadá (Montreal), Portugal (Coimbra) e Itália e Suíça (Torino e Genebra). Nesta edição o tema central será “A retomada do desenvolvimento e os novos desafios da Administração”. O Comitê Gestor do evento, elencou quatro eixos temáticos: Cenários, Gestão de Pessoas, Inovação e Sustentabilidade e Gestão Pública, que serão subdivididos em subtemas, discutidos em conferências, painéis, apresentação de trabalhos científicos, nos quatro dias de evento. O Hotel Serrano, em Gramado, será palco de um dos maiores eventos da área que dissemina o conhecimento a partir conferências, painéis e apresentação de trabalhos científicos sobre a ciência da Administração.