Você está aqui: Página Inicial / Administração / CIP - Carteira de Identidade Profissional / Sobre o Registro Profissional

Sobre o Registro Profissional

O que é o registro profissional?

É o cadastramento do bacharel em Administração no CRA. Somente com este registro é possível estar habilitado para o exercício legal da profissão de Administrador, mediante o cumprimento do Código de Ética Profissional do Administrador. Todo profissional registrado no CRA deve portar a Carteira de Identidade Profissional, válida em todo o território nacional.

Por que se registrar?

Porque ser um Administrador registrado significa respeito a você e reconhecimento para a sua profissão. Os conselhos Federal e Regionais de Administração garantem a aplicação do Código de Ética Profissional do Administrador, a valorização profissional, a realização e o incentivo de estudos sobre novas tecnologias gerenciais, entre outras vantagens.

A profissão foi criada e regulamentada por lei. Só é possível ser Administrador o profissional que está habilitado legalmente com o registro no CRA do seu estado. Do contrário, estará exercendo ilegalmente a profissão e, portanto, sujeito a penalidades como multa, perda de cargo, etc.

Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA, assim como a oportunidade no pagamento da anuidade, representam atos de consciência e ética profissional. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade ao CRA, torna ilegal o exercício da profissão e punível o infrator, sujeito ao processo ético-profissional.

Quem pode se registrar no CRA?

O Sistema CFA/CRAs concede registro aos Bacharéis em Administração, Estrangeiros portadores de diploma de curso superior de Administração ou equivalente, devidamente revalidado pelo MEC, Tecnólogos e outros Bacharéis em determinada área da Administração.

Como faço para obter meu registro no CRA?

Para requerer o seu registro profissional e obter a Carteira de Identidade Profissional, V.Sa. deverá entrar em contato com o CRA do Estado em que reside, munido(a) do Diploma devidamente registrado por universidade credenciada pelo MEC ou Declaração de Conclusão do Curso, fornecida pela Instituição de Ensino em que se graduou, além de outros documentos que o CRA entender necessários. Os endereços dos CRAs constam do site www.cfa.org.br.

Qual o benefício do registro profissional?

O benefício do registro profissional em CRA é o de que, com ele, o profissional de Administração está legalmente habilitado ao exercício da sua profissão, passando a portar a Carteira de Identidade Profissional, que tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional, estando apto, assim, para atuar no mercado de trabalho. Outras informações poderão ser obtidas diretamente no CRA do Estado em que V. Sa. reside. Os endereços dos CRAs constam do site www.cfa.org.br.

Formas de atuação profissional do Administrador:

- Profissional liberal;

- Auditor de gestão;

- Árbitro em processos de arbitragem;

- Perito judicial e extrajudicial;

- Assessor e consultor em Administração;

- Gerente de Administração;

- Analista de Administração;

- Servidor público federal, estadual, municipal e autárquico;

- Funcionário em sociedade de economia mista, empresas estatais e paraestatais;

- Empregado em empresas privadas;

- Responsável técnico por empresas prestadoras de serviços de Administração para terceiros;

- Professor, exercendo o magistério em matérias técnicas nos campos da Administração em qualquer ramo de ensino técnico ou superior;

- Pesquisador/escritor na área de Administração;

- Ocupante de cargos de chefia oi direção, intermediária ou superior, em órgãos da Administração pública ou na iniciativa privada.

Já sou registrado no CRA. Como faço para me registrar no CFA?

O CFA não concede registro profissional, por atuar como órgão normativo e orientador do Sistema CFA/CRAs.
A competência para a concessão de registro e emissão da Carteira de Identidade Profissional é tão-somente dos Conselhos Regionais de Administração.

Dessa forma, para requerer o registro e obter a Carteira de Identidade Profissional, o profissional deverá entrar em contato com o CRA do Estado em que reside, munido do Diploma devidamente registrado por universidade credenciada pelo MEC ou Declaração de Conclusão do Curso, fornecida pela Instituição de Ensino em que se graduou, além de outros documentos que o CRA entender necessários.

Não estou exercendo a profissão de Administrador. Como faço para cancelar o registro profissional?

Para solicitar o cancelamento do registro, o profissional deverá se dirigir ao CRA onde é registrada (o), para preencher e assinar, mediante o pagamento de taxa de serviço, requerimento contendo as razões do pedido de cancelamento.

O requerimento de cancelamento de registro deverá estar acompanhado da documentação comprobatória da causa que o justifique e da Carteira de Identidade Profissional.
Outras informações sobre cancelamento de registro poderão ser obtidas junto ao CRA onde o profissional é registrado, o qual é detentor do processo de registro. Os endereços dos CRAs constam do site www.cfa.org.br.

Como faço para denunciar o exercício ilegal da profissão de Administrador?

A denúncia deverá ser feita diretamente no CRA do Estado onde o fato está ocorrendo. Os endereços dos CRAs constam do site www.cfa.org.br.

Qual o valor da despesa para obter o registro profissional?

Os valores são estabelecidos em Resolução Normativa anual.

Minha formação não é em Administração, mas possuo pós-graduação na área de Administração. Posso me registrar no CRA?

O curso de pós-graduação na área de Administração não dá direito ao registro em CRA. O Sistema CFA/CRAs concede registro aos Bacharéis em Administração, Tecnólogos e outros Bacharéis em determinada área da Administração.

Os egressos de quais cursos superiores de tecnologia poderão obter registro em CRA?

A Resolução Normativa CFA nº 374/2009 disponibiliza a lista de cursos superiores de tecnologia. A citada resolução encontra-se disponível no site www.cfa.org.br/ Legislação/ Resoluções.

O Tecnólogo poderá concorrer à vaga para Administrador em concurso público?

Não. Os Tecnólogos em determinada área da administração podem obter registro em CRA, mas este fato não permite que sejam considerados Administradores.

Consequentemente, não poderão concorrer a cargos de Administrador em Concursos Públicos, em igualdade de condições com os bacharéis em Administração. Caso haja dúvidas com relação à formação pertinente a um determinado cargo público, recomendamos que a consulta seja direcionada ao próprio órgão promotor do concurso, o qual tem a obrigação de prestar esclarecimentos sobre as modalidades de ensino superior exigidas dos candidatos.

O Tecnólogo poderá atuar como Responsável Técnico?

O Tecnólogo em determinada área da Administração com registro em CRA e em dia com as suas obrigações tem o direito a assumir Responsabilidade Técnica Específica, desde que seja dentro da sua área de formação profissional.

Símbolo

logo cra_2011.jpg

O logotipo identifica a profissão do Administrador . O quadrado é o ponto de partida por ser uma forma básica, pura, tendo - assim como a profissão - limites determinados e regularidade.

Cor

A cor da profissão é o azul safira, que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os seres humanos demonstram sua capacidade de contribuir para o aumento de suas riquezas sem preocupações especulativas.