TERMO de origem sueca, que significa “o homem que representa os interesses”. Como “ouvidor”, este profissional tem por missão intermediar a comunicação…

Você pode se perguntar… por quê tantos cargos diferentes? O que são essas siglas todas? 

O que levou o mercado à criação de novas denominações para cargos existentes ou até mesmo a criação de novos cargos dentro da estrutura hierárquica? Modernas técnicas de gerenciamento e a globalização talvez tenham sido as propulsoras desse ajuste ao mercado dinâmico que vivemos, pois é necessário que se “fale” a mesma linguagem.

Estratégia empresarial? Status? Enfim, o que importa é que eles existem e no intuito de ajudar você a se identificar com as siglas que andam pelo Mercado de Trabalho, citamos a seguir algumas delas e suas definições.

Nesta página você encontrará ainda, termos e/ou expressões muito comuns no dia-a-dia das empresas.

CARGOS E FUNÇÕES

CEO – Chief Executive Officer : Hierarquicamente, este profissional tem todas as funções da empresa abaixo de si, com exceção do presidente do conselho, também conhecido como “chairman”, a menos que este CEO tenha poder para acumular as duas funções. Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral. É a pessoa que está sempre pronta para a tomada de decisões. Se a empresa tiver CEO e Presidente, a função do Presidente é a mais importante.

COO – Chief Operating Officer : Este profissional cuida da rotina do negócio. É também conhecido como Executivo-Chefe de operações.

CFO – Chief Financial Officer : É o principal executivo de finanças em uma empresa.

CHRO – Chief Human Resources Officer : Na empresa, é o principal executivo de Recursos Humanos.

CIO – Chief Information Officer : Profissional que atua na área de tecnologia. É o principal executivo de informática da empresa, responsável pelo planejamento e pela implementação da tecnologia.

CTO – Chief Technology Officer: Este profissional atua na área de tecnologia. Comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas.

CKO – Chief Knowledge Officer : Este é o profissional responsável pela gestão do conhecimento – administra o capital intelectual da empresa.

CLO – Chief Learning Officer : Funções semelhantes às do CKO.

CRO – Chief Risk Officer : Trabalha principalmente com questões financeiras. Sua função principal é a administração de riscos, além de avaliar itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO – Chief Marketing Officer : Profissional que cuida do Marketing, podendo também, em determinadas empresas atuar no desenvolvimento de novos negócios.

CIO – Chief Imagination Officer : Algumas empresas podem ter profissionais com esta denominação. Sua função é pensar – promover a criatividade entre o pessoal.

SIGLAS / TERMOS PROFISSIONAIS :

Absenteísmo : Palavra que vem do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee: pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. – que está, via de regra, ausente

B2E – Business-to-Employee : Relação entre empresa e funcionário

Benchmarking : Processo sistemático e contínuo de medida de comparação de uma empresa com outra, não necessariamente concorrente, no sentido de obter informações que possam a ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Traduzida como uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas, ela não deve ser confundida com espionagem.

Brainstorming : Técnica utilizada para geração de idéias. Tem o objetivo de fazer com que as pessoas inovem e tenham criatividade. Deve ser criada a maior quantidade de idéias, no menor tempo possível. Neste processo, qualquer idéia deve ser aceita sem críticas, não importa a qualidade das idéias e sim a quantidade e a propriedade intelectual não deve ser levada em conta. Resumindo: um grupo de pessoas se reúne para deixar vir à tona uma porção de idéias sem nexo, que podem se transformar em idéias proveitosas.

BTB ou B2B – Business-to-Business : É o processo de comércio eletrônico entre empresas.

BTC ou B2C – Business-to-Consumer : É o processo de comércio eletrônico de empresa para o consumidor.

Cinco S (5s) : A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.
É um programa de gerenciamento participativo, com o objetivo de criar condições adequadas de trabalho às pessoas, em todos os níveis hierárquicos da organização.

Clima Organizacional : Referente ao ambiente interno. Está relacionado ao grau de motivação que existe entre os componentes da equipe. Está muito ligado a fatores como: condições econômicas, estilo de liderança utilizada, políticas e valores existentes, estrutura organizacional, características pessoais de cada colaborador, natureza do negocio (ramo de atividade da empresa) e estagio de vida da empresa.

Core Business : Expressão que define algo relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio da empresa.

CRM – Customer Relationship Management

Cultura Organizacional : Assim como cada pessoa, as empresas também são únicas e têm uma cultura única. Cada empresa tem valores a serem preservados. A Cultura Organizacional abrange um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho e constituem-se numa das forças importantes que influenciam o comportamento.
Além das normas formais, abrange o conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização. Isto torna o processo de mudança difícil, exigindo cuidado e tempo.

Empowerment : Conceito de gestão, que visa dar poder e autonomia às pessoas na tomada de decisões e ações, gerando comprometimento e responsabilidade.

Endomarketing : Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

Extranet : Termo de informática – páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores.

Housekeeping : Processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas.

Internet : Termo de informática – Rede mundial de computadores. Permite o acesso a todas as pessoas.

Intranet : Termo de informática – páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.

Joint venture : Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica.

Just-in-Time : Sistema cuja filosofia é eliminar tudo o que não adiciona valor ao produto, com o objetivo de fornecer exatamente o material necessário, nas quantidades e no tempo necessários.

Kanban : Sistema de Controle da Produção e dos Inventários.

Networking: Rede de relacionamentos.

Ombudsman : Termo de origem sueca, que significa “o homem que representa os interesses”. Como “ouvidor”, este profissional tem por missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.

Outplacement : Ferramenta de Recursos Humanos. É o investimento que uma empresa faz na recolocação de ex-funcionário (s) em outra organização, através de uma empresa especializada. Com esta técnica, se busca auxiliar o funcionário dispensado a se recolocar no mercado de trabalho

Outsourcing ou Terceirização : Adquirir de terceiros tudo o que não compor o quadro do negócio principal de uma empresa (produtos e serviços em geral). Esta técnica traz vantagens à empresa, como redução de custo e as pessoas podem se voltar mais ao negócio da empresa, deixando de dispender recursos em questões que não agregam valores ao core business.

PDCA : Ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios
Sigla em Inglês para: P – “Plan” (Planejar) / D – “Do” (Executar) / C –” Check” (Verificar) / A – “Act” (Agir)

Sabático : É um tempo destinado à reciclagem. Período em que o profissional “dá um tempo” em suas atividades profissionais para repensar, decidir e produzir mudanças. Não existe um tempo definido; este tempo depende de cada projeto que ele queira realizar. Por exemplo, cessa as atividades profissionais para dedicar-se a um hobby.

Stock options ou Programa de Ações : Incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por um preço abaixo do mercado.

TQM – Total Quality Management – Gerenciamento da Qualidade Total : Sistema criado em 1985 pela “Naval Air Systems Comand” para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para aperfeiçoamento da qualidade.

Turnover : Termo em inglês, que significa: rotatividade; movimentação; giro; circulação. Relativo ao que é realizável a curto prazo; vendas.

Fonte: GuiaRH